Make your own free website on Tripod.com
Actividade por Tipo ou Nome Ilha ou Regiao Cidade-Vila Codigo

Ilha ou Cidade

Unicamente Nome da Actividade Unicamente Tipo de Actividade Busca Geral


Ao introduzirmos este estudo no caboverde search, o unico objectivo que nos move, é o de levar a cultura e a historia de:Cabo Verde, estas dez ilhas espalhadas no meio do mar, a todo o caboverdeano onde quer que esteja, para um reconhecimento e enrequicimento dos seus conhecimentos, ou entao, porque nao, para lembrar de coisas e historias esquecidas. E nesta base, que queremos divulgar um extraordinario trabalho levado a cabo pelo grande escritor, Antonio Carreira, trabalho esse que veio dar mais uma luz do que foi ou aconteceu aos nossos antepassados. Antonio Carreira, apos anos de pesquisas e de arduo trabalho, consegue publicar esta obra de que vamos falar, nos anos Trinta, intitulada de de

" Noticia Corographica e Chronologica do Bispado de Cabo Verde… ";

extraidada do manuscrito " Anonimo de 1784 " e esta ordenada da seguinte forma

: Apresentaçao

Descriçao das Terras do Bispado, Noticia e Apensos Documentais. Como é obvio começaremos pela Apresentaçao, para melhor inserçao no contexto politico e social de entao. Este trabalho sera apresentado por etapas , até o seu término. Certo de que estamos a contribuir para a divulgaçao da cultura caboverdeana em todas as latitudes, deixamos aqui a nossa abertura para criticas construtivas, sugestoes, ideias e colaboraçao, para engrandecimento e enriquecimento cada vez maior da nossa caboverdianidade. Apresentaçao 1. Do acervo do Biblioteca Nacional de Lisboa (Cota FG 547, G 68, 106-172) faz parte o manuscrito mais correntemente conhecido por Anonimo de 1784, composto por 125 folhas de 0,210x0,145. Esse manuscrito tem a designaçao de:

" Noticia Corografica e Cronologica do Bispado de Cabo Verde desde seu principio até o estado presente, com um catalogo dos Exs.mos Bispos, Governadores e Ouvidores, e os sucessos mais memoraveis e veridicos, tirados de livros e papéis antigos. E assim mais algumas insinuaçoes dos meis mais conducentes para o restabelecimento dele, por se achar na ultima decadencia. Composta pela infatigavel diligencia de um Amanteda Patria e leal vassalo de Sua Magestade Fidelissima. 1784 "

Completou ja dois séculos.

Nos anos Trinta o Padre Ruela Pombo publicou na colecçao " Inéditos Coloniais ", Série A, n°. III, da Empresa Diogo Caao. Essa ediçao, talvez por ter sido de limitada tiragem, desapareceu no mercado. So nas principais Bibliotecas de Lisboa é possivel a sua consulta. Para além disso, a transcriçao do texto, sem notas nem comentarios, foi pouco cuidada e contém algumas inexactidoes. Por estas razoes entendi que se justifica uma nova ediçao comentada e com notas complementares que elucidem melhor os eventuais leitores. A autoria da " Noticia " parece pertencer a algum elemento do clero que tivesse exercido o seu munus nas ilhas de

Cabo Verde.

5. O manuscrito descreve com certo pormenor a descoberta das ilhas, os grupos étnicos que concorreram para o povoamento e o papel por eles desempenhado na vida social do Arquipélago ;enfim da-nos a conhecer aspectos da evoluçao do processo historico da Capitania das Ilhas de Cabo Verde e terra firme (as praças e Presidios de Guiné), completados com a lista dos bispos, governadores e ouvidores, assim como a narraçao dos principais eventos ocorriedos em cada periodo de tempo. Até 1784 houve 17 bispos, 51 governadores, 36 ouvidores e 4 desembrargadores-sindicantes. O que mais impressiona na " Noticia " é a enumeraçao dos conflitos havidos entre as autoridades civis ou entre estas e o clero, assim como os que opuseram alguns bispos e o Cabido, este constituido, a partir de certa época, por Conegos naturais (e formados) das ilhas, confrontando-se aberta e indisciplinadamente com os bispos reinois. Estes conflitos surgiam quase sempre por questoes de disputa de competencias na esfera de acçao de cada entidade ; mas a maioria das vezes pelo desvio das autoridades das respectivas funçoes, isto tanto as civis como as religiosas, embrenhando-se, umas e outras, dirèctamente ou através de algum " testa de ferro " no trafico de escravos ou no comércio em geral, como aconteceu com o Bispo D. Pedro Brandao, a partir de 1592. Os traficantes e/ou arrendatarios do comércio de escravos ou da cobrança dos réditos publicos, sentindo-se prejudicados nos seus interesses materiais, queixavam-se para Lisboa ou actuavam com os apoios dos elementos das respectivas classes. A sociedade insular vivia em permanentes discordias, e os odios vinham à superficie e geravam choques e vinganças pessoais, abertamente projectadas ou executadas por processos insidiosos que terminavam pela morte violenta, a tiro ou por envenenamento. Nao merece a pena apontar exemplos. Constam do texto. Outro facto que merece reparo é a frequencia com que faleciam autoridades apos curto periodo da chegada às ilhas, vitimas de…"males ou doenças da terra"

P.S. apresentaçao Deolas Tavares Mindelo S.Vicente CABO VERDE Maio 2001

All Rights Reserved *Cabo Verde Search

Pagina Principal


 
Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas
 
ALUCAR Serviço de Aluguer de Automoveis
 
 
Banco Comercial do Atlantico Cabo Verde
Pode contactar-nos para publicitar em Cabo Verde Search
Sociedade Caboverdiana de Tabacos


All Rights Reserved © Maio - 2001 *Cabo Verde Search Mindelo - Praia